sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A casa do tesouro 3

...Perceba, que na aliança do Novo Testamento, encontramos com não pouca frequência o termo "igreja", dando provas que já no primeiro século esta 'nova' instituição, já se fazia presente e não se referia o termo, apenas às pessoas organizadas para adorar a Deus, mais a "Templo" como local edificado onde se busca e se adora a Deus (Como no Templo construído por Salomão); veja alguns exemplos:

1)- Mas. se não houver intérprete, esteja calado na "igreja", e fale consigo mesmo e com Deus. (1Co. 14:28);

2)- E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa os seus próprios maridos, porquê é vergonhoso que as mulheres falem na "igreja". (1Co. 14:35);

3)-  Porquê antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na "igreja", há entre vós dissenções (1Co. 11:18);

4)- Mas se tardar, para que saibas como convém andar na "casa de Deus,que é a igreja do Deus vivo", coluna e firmeza da verdade. (1Tm. 3;15).

...Neste último exemplo, vemos ainda com mais clareza que a igreja como templo, começa a ser difundida como local de busca e adoração, onde toda reverência ao nome Deus, era ensinada pelos apóstolos. Toda via vimos hoje certos "reverendos", afirmando que a igreja institucionalizada faliu, e que jã não devemos mais adorar em templos, e que dízimo, é coisa ultrapassada. Mas Isaías servo do Senhor, profeta do Deus vivo, pelo Espírito de Deus disse; "Por que a minha casa será chamada 'Casa de Oração' para todos os povos"...
...desde o princípio o homem sente a necessidade de adorar a Deus, e sempre precisou de um lugar especial, de referência, que o levasse a reverenciar a seu Deus de uma maneira mias ìntima; por isso cada um dos patriarcas que tinham experiências imanentes de Deus, erigiam altares para ali o adorarem. Por isso deus deu a Moisés o modelo de um templo móvel, que era o tabernáculo, para ali realizarem o culto ao Senhor. Até que Davi, desejou construir um templo (Uma casa) para Deus, que apesar de não habitar em templos feitos por mãos humanas, pôs sobre este o seu nome, como havia predito desde os tempos de Moisés (Dt. 12:11) enchendo-o da igual forma, como nas celebrações do tabernáculo, da sua glória (2Cr. 7;1) estabelecendo-o como "Sua Casa'. Sabemos que Deus revelava-se no tabernáculo, e que sua glória sempre estava presente, quando das celebrações do culto ao Senhor, ora pela expiação, ora pela adoração. Isso é permanente, segundo a fé de cada um que crê, pois como por sua Palavra Ele mesmo diz: "Por que onde houverem dois ou mais reunidos em meu nome, ali Eu estarei no meio deles"(Mt. 18: 20). Não sejamos presunçosos, mas submissos a soberana Palavra de Deus... continua