quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Para que então serve o dízimo

A bíblia sempre nos mostra a preocupação de Deus, em prover as necessidades de seus filhos; suas criaturas de modo geral ("E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face da terra; e toda a árvore em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento." (Gn. 1:29); "Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde." (Gn. 9:3); "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa..." (Ml. 3:10); "Considerai os corvos, que nem semeiam nem segam, nem têm dispensas e nem celeiros, e Deus os alimenta. Quanto mais valeis vos do que muitas aves? (Lc. 12:24).
Os textos à cima, relacionam-se a subsistência do homem, pelas bençãos pré-existentes, preparadas desde a criação, como já dito. Tenhamos então, agora, que Deus, além da preocupação com o sustento do corpo, preocupa-se também com o sustento da alma do ser-humano. Para Deus é importante que o homem que criou, tenha conhecimento de seu nome, seu poder, sua misericórdia e principalmente, de seu plano de salvação. 
Assim preparou Deus, um tipo de provisão, para sustentar um objetivo maior, que é a salvação da humanidade, deformada no Éden. Deus, dentre toda a humanidade que se multiplicou, criou um povo só seu: "Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo". (Jr. 31:33) . O plano de salvação de Deus está em curso; são estabelecidas lideranças, é estabelecido o culto, e com ele o sacerdócio e assim, os primeiros chamados específicos para ministérios e sacerdócios, para a execução desta obra (O plano de salvação de Deus). Todas estas coisas implicam entre muitas outras responsabilidades, no sustento físico, material, para a execução de tal plano, Tendas foram construídas, altares erguidos, e assim, dava Deus, curso a seu maravilhoso plano. Mas o que sustentaria tão grande obra? Claramente o dízimo (Ver na íntegra o capítulo 18 do livro de Números). Ele foi criado para isso; para o sustento daqueles que estão a serviço de Deus nesta obra e para os que dela necessitarem... continua